Na atualidade, um dos temas que vêm despertando cada vez mais o interesse de profissionais das áreas de Educação e Saúde em todo o mundo é, sem dúvida, o bullying escolar.
O bullying é um conceito especí co e muito bem de nido, uma vez que não se deixa confundir com outras formas de violência. Isso se justifica pelo fato de apresentar características próprias, entre elas, talvez a mais grave, seja a propriedade de causar traumas ao psiquismo de suas vítimas e envolvidos.
As comunidades escolares necessitam buscar formas de prevenir e combater a prática do bullying nas escolas, capacitando os docentes e a equipe pedagógica para inclusão de ações de conscientização e prevenção à problemática.
Conforme a página 219 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular):
“Construção de valores: vincula-se aos conhecimentos originados em discussões e vivências no contexto da tematização das práticas corporais, que possibilitam a aprendizagem de valores e normas voltadas ao exercício da cidadania em
prol de uma sociedade democrática. A produção e partilha de atitudes, normas e valores (positivos e negativos) são inerentes a qualquer processo de socialização. No entanto, essa dimensão está diretamente associada ao ato intencional de ensino e de aprendizagem e, portanto, demanda intervenção pedagógica orientada para tal m. Por esse motivo, a BNCC se concentra mais especi camente na construção de valores relativos ao respeito às diferenças e no combate aos preconceitos de qualquer natureza. Ainda assim, não se pretende propor o tratamento apenas desses valores, ou fazê-lo só em determinadas etapas do componente, mas assegurar a superação de estereótipos e preconceitos expressos nas práticas corporais”.
Portanto, baseado nas competências da BNCC e na importância de se enfrentar a problemática gerada pelo bullying, este projeto defende que a vítima seja protegida e receba assistência adequada, em todos os sentidos, e que o agressor (se menor de idade) e seus responsáveis legais sejam advertidos, repreendidos e, se for o caso, processados e punidos na forma da lei.