Para a Prefeitura que deseja elaborar um livro sobre a “História da Cidade”, com o objetivo de desenvolver atitudes de envolvimento da população em relação à preservação do meio físico, social e cultural.
A série “Conto, canto e encanto com a minha história...” tem o objetivo de divulgar a História das cidades, contada de forma prazerosa para crianças, adolescentes e adultos.
Esta série atende a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que, no capítulo 4.4.2 - História, indica a necessidade em fornecer aos alunos e professores do Ensino Fundamental materiais para pesquisas e consultas que tratem da história e memória do Município.
Verificamos que o ensino de história tem objetivos específicos, sendo um dos mais importantes o que se relaciona à constituição da identidade. Portanto, é primordial que o ensino de história crie relações entre identidades individuais, sociais e coletivas. O desafio para o trabalho de ensinar história tem como objetivo a constituição de uma identidade social do aluno, fundada no passado comum de seu grupo de convívio, porém, articulada à história da população brasileira.
Em relação a esse contexto, o Capítulo de História, acima citado, orienta que os estudos históricos devem abranger aspectos fundamentais, como:
– A inclusão da construção da identidade individual e social.
– A relação entre o particular e o geral; quer se trate do indivíduo, (sua ação e seu papel, sua localidade e cultura), quer se trate das relações entre a localidade específica, (a sociedade nacional e o mundo).
– A compreensão do “eu” e a percepção do “outro” identificando as diferenças no próprio grupo (os jovens e os velhos, os homens e as mulheres, as crianças e os adultos), o “outro” exterior: o “forasteiro e o antepassado” e, consequentemente, a formação do “nós”.
“Nesse contexto, um dos importantes objetivos de História no Ensino Fundamental é estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem, de forma a preservar ou transformar seus hábitos e condutas. A percepção de que existe uma grande diversidade de sujeitos e histórias estimula o pensamento crítico, a autonomia e a formação para a cidadania.” (4.4.2 Introdução-História)
Toda cidade possui histórias e lendas que o povo conta, ao longo de sua trajetória, extraídas dos escritos e preservadas pelos depoimentos dos mais velhos.
Nossa proposta é elaborar, com a colaboração das Secretarias de Educação e Cultura, um livro dirigido a todos os alunos do Município, trazendo informações que jamais cairão no esquecimento, como as lendas, estórias e histórias, costumes e ainda proporcionar a esses leitores uma leitura agradável e de fácil entendimento, preservando sua memória, meio ambiente e impedindo, assim, que um precioso acervo histórico e folclórico se perca na poeira do tempo.
É dever, portanto, do Poder Executivo e da Secretaria Municipal de Educação fornecerem ferramentas e subsídios para que alunos e professores conheçam a origem de sua cidade.
A verba utilizada para aquisição desses livros está prevista nos 40% da verba do FUNDEB, bem como a verba QESE (Quota Salário Educação) e, ainda, pelas verbas municipais das secretarias de Educação, Cultura, Turismo e outras.
O livro em questão é de edição, distribuição e comercialização exclusiva da Sowilo Editora Distribuidora de Livros Ltda., em todo território nacional, e de acordo com a fundamentação para inexigibilidade de licitação, tendo como base a Lei 8666/93, cumpre-nos justificar que o fornecimento dos mesmos se enquadra na hipótese prevista no artigo 25, Inciso I, da Lei no 8666/93, que estabelece:
A comprovação da exclusividade acompanha nossa proposta atestada pelo Sindicato de nossa categoria.