Sowilo Editora de Livros São Paulo
Menu
Telefone Sowilo Editora de Livros São Paulo11 38684922
Busque livros em nosso catálogo

Conheça o livro As gansas da Baba Yaga

  • Conheça o livro

"As gansas da Baba Yaga" é um conto inspirado em vários elementos e personagens típicos da literatura popular russa. A garota Vasilisa, o seu irmão, Ivan, e a bruxa Baba Yaga aparecem com destaque na narrativa. Porém, conforme a versão, Vasilisa (também grafada Vasilissa) e Ivan surgem como princesa e príncipe, não necessariamente com laços de consanguinidade. Entretanto, em "As gansas da Baba Yaga", o autor tornou Vasilisa a irmã mais velha do ingênuo Ivan.

Os seres mágicos auxiliares, tão necessários para a travessia do herói ou da heroína rumo a concluir sua missão (cf. PROPP, 1997), também estão presentes nesta narrativa: são a rã, o forno abandonado, a macieira melancólica e o rio de leite. E, a serviço da antagonista, estão barulhentas gansas, que, apesar de maléficas, são um tanto desajeitadas.

O livro, escrito por Adriano Messias, conta com 40 páginas, todas ricamente ilustradas com as belas imagens criadas por Carlos Caminha. São todas inspiradas não apenas na ambientação das florestas de bétulas, mas também nas vestimentas, hábitos e costumes dos camponeses russos de antigamente.

Vale ressaltar que a primeira vez que os brasileiros tiveram uma antologia russa publicada no país foi em 1920, feita por Alfredo Apell (ABREU, 2000, p. 10), e, desde lá, muitos dos contos originários daquele país ainda nem sequer foram traduzidos e adaptados em nosso idioma.

"As gansas da Baba Yaga" segue o estilo dos contos de fadas, tanto na forma quanto no conteúdo. O texto foi dividido em blocos que coincidem com ações específicas, a exemplo da busca de Vasilisa por seu irmão, passando pelo forno, pela macieira e pelo rio. Ao mesmo tempo, tais unidades temáticas podem funcionar como pequenos capítulos, o que colabora para o engajamento de leitores ainda não tão habituados à leitura contínua.

A linguagem é tanto acessível quanto enriquecedora para os estudantes do 4º e 5º anos.


Por Adriano Messias


Localização

Av. Casa Verde, 2515 - Primeiro andar - Casa Verde
CEP 02519-200 São Paulo, SP

Sowilo Editora São Paulo

Nossas Redes

© 2021 Sowilo Editora de Livros São Paulo
Site produzido pela Netface
Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.